Saúde e bem estar

Cachorro correndo atrás do rabo?

  • Por: Pet Play
  • 11/01/2022

Enquanto alguns comportamentos são motivos de preocupação entre os tutores, outros nem tanto. Por exemplo, um cachorro correndo atrás do rabo costuma ser interpretado como um sinal de alegria. 

Com isso, muitos tutores tendem a encarar a atitude com bom humor e naturalidade, mas é preciso estar atento! O hábito do cachorro correndo atrás do rabo também pode estar ligado a alguns problemas de saúde.

 

Por que o cachorro corre atrás do próprio rabo?

Não existe um motivo específico, o cachorro correndo atrás do rabo é uma cena que acontece por motivos que vão desde empolgação, como quando o pet está na expectativa de alguma brincadeira, até problemas mais sérios, sejam de ordem física ou comportamental.

Para identificar porque cachorro corre atrás do rabo, é preciso estar atento a outros sinais de alerta, além das situações e da frequência com que o comportamento acontece. 

A partir do momento em que o cão começa a morder a cauda e a arrancar os pelos, é um problema de compulsão que pode começar a causar danos à saúde desse animal.

Conheça algumas possíveis causas por trás do hábito

Parte considerável dos comportamentos compulsivos, tais como cachorro correr atrás do rabo sem parar, são resultados de uma rotina inadequada, pobre em possibilidades que permitam ao pet expressar comportamentos naturais.

A tendência cada vez maior de pets vivendo em pequenos apartamentos é algo que contribui para uma maior frequência do problema do cachorro correndo atrás do rabo.

 

Demais causas para o problema

Outras causas possíveis para um cachorro mordendo o rabo são: problemas neurológicos, como convulsões, fraturas ou dores na cauda, infecções e infestações por ectoparasitas, como pulgas e carrapatos. 

Por isso, ao perceber que o pet passou a apresentar esse comportamento de cachorro atrás do rabo com mais frequência, é importante levá-lo ao veterinário para verificar as recomendações adequadas.

 

O que fazer para minimizar o problema?

Não é recomendado inibir o comportamento se ele ocorre apenas de maneira esporádica e em situações específicas, como para demonstrar empolgação. Além de ser ineficiente, brigar com o cachorro pode ser prejudicial para a saúde emocional, sem contar que as brigas e as punições prejudicam o vínculo com o tutor.

Em caso de suspeita de problemas, como quando o pet passa a se morder ou a arrancar os próprios pelos, o primeiro passo é buscar a ajuda de um profissional especializado.

 

Priorize a saúde do animal

Pensando na saúde física, levar seu amigo de quatro patas para um check-up veterinário ao menos uma vez por ano é uma medida que ajuda a identificar quaisquer alterações logo no início. Ao observar mudanças na aparência ou no comportamento do cão, não deixe de levá-lo para uma consulta o quanto antes.

Por fim, o uso de medicamentos contra ectoparasitas, como antipulgas e anticarrapatos, evita o risco de infestações que podem levar a incômodos locais que resultam no cachorro correndo atrás do rabo. 

 

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política de privacidade.

Entendi